ÚLTIMOS DIAS DA EXPOSIÇÃO “POÉTICA DA CIDADE” EM SALVADOR


Quem ainda não conferiu a exposição Poética da Cidade, da artista visual Vera Parente, tem até o dia 23 de dezembro de 2011 (sexta-feira) para aproveitar. A artista apresenta ao público de Salvador trabalho composto por telas que dialogam entre as artes plásticas e a arquitetura, produzidas após longo período residindo em São Paulo. A mostra está em cartaz no Bahvna Espaço Cultural, Rio Vermelho, de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

Vera Parente utiliza-se de antigas plantas de arquitetura feitas em papel vegetal e caneta nanquim, desenhando com grafite detalhes construtivos que mais parecem ruínas. “Quem vive numa grande metrópole é impregnado de informações que são intensificadas a depender de seus deslocamentos diários. Esses acúmulos incomodam tanto que o processo criativo é simples - basta permitir que esses lixos visuais aflorem”, explica a artista. Depois de Salvador, ela se prepara para mostrar seu trabalho em 2012 no Museu de Arte de Joinville e no Museu de Arte de Goiânia.

Fruto de um projeto iniciado em 2009, Poética da Cidade já passou pelo Centro Cultural de Jahú, Brasil Arte Contemporânea, ambos em São Paulo, e Museu de Arte de Joinville, Santa Catarina. “A reflexão e o questionamento sobre experiências profissionais anteriores, quando a exigência de desenhos precisos e sem rasuras era essencial e imprescindível às apresentações dos projetos, levam-me, hoje, a experienciar uma mudança de foco: estar no plano projeto, vivenciá-lo de dentro para fora”, reflete Parente.

Vera cursou Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir de 1996, mudou-se para São Paulo onde, em 2005, graduou-se pela Escola Panamericana de Artes e Design. Fez curso, em 2004, no Atelier Terre e Feu, em Montpellier, França e em 2009, residência internacional de Artes Visuais em Brande, Dinamarca.

Já expôs em importantes espaços e eventos como o XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, São Paulo, em 2011; 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Belém, PA; 4ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, SP (ganhou medalha de bronze); 1º Viga Mostra, SP; Em 2009, Chapel Art Show, SP; Kulturremisen 2009; Galeria SPOR1 Brande, Dinamarca 2008, 2ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, SP; Arte 83 no Museu de Arte Contemporânea de Americana, SP.

A exposição Poética da Cidade conta com o apoio do Bahvna Espaço Cultural. Mais informações no endereço eletrônico www.espacobahvna.blogspot.com.

Serviço

O quê: Exposição “Poética da Cidade” de Vera Parente
Quando: Até 23 de dezembro de 2011, de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h.
Onde: Bahvna Espaço Cultural (Rua Alagoinhas, 362, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho - mesma rua onde morou Jorge Amado). Tel: 71 3334-1081
Entrada franca