ARTISTA VISUAL VERA PARENTE CHEGA A SALVADOR COM A EXPOSIÇÃO “POÉTICA DA CIDADE”


“Agora eu sou tinta. Liberta de registro ou controle, componho e descomponho a cidade maculada onde vivo”.

Após longo período em São Paulo expondo e produzindo suas obras, a artista visual baiana Vera Parente retorna à terra natal para apresentar seu mais recente trabalho: Poética da Cidade. Com vernissage no dia 07 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h30, a mostra será exposta no Bahvna Espaço Cultural, Rio Vermelho, com entrada franca.

“Quem vive numa grande metrópole é impregnado de informações que são intensificadas a depender de seus deslocamentos diários. Para quem saiu de uma cidade com horizontes infinitos, esses acúmulos incomodam tanto que o processo criativo é simples - basta permitir que esses lixos visuais aflorem”, explica a artista.

O projeto Poética da Cidade começou em 2009 e já passou pelo Museu de Arte de Joinville, Santa Catarina, pelo Centro Cultural de Jahú, São Paulo e pelo Brasil Arte Contemporânea, também em São Paulo. “A reflexão e o questionamento sobre experiências profissionais anteriores, quando a exigência de desenhos precisos e sem rasuras era essencial e imprescindível às apresentações dos projetos, levam-me, hoje, a experienciar uma mudança de foco: estar no plano projeto, vivenciá-lo de dentro para fora”, reflete Parente sobre sua motivação pelo projeto.

“Por meio de pinturas em tela e papel, Vera Parente expressa seu olhar através de trabalhos visuais que refletem as sombras de nossos tempos, que mostram uma antiarquitetura contemporânea. Os retângulos espelhados de suas telas refletem uma cidade que cresce de maneira desregrada, onde se destrói e se constrói sem cessar e onde, no lugar de se projetar e se edificar um espaço para ser habitado pelo ser humano, parece se privilegiar o funcionamento das máquinas que geram uma degradação constante do espaço público e da vida de seus habitantes”, explica a artista plástica, arquiteta e mestre em Poéti¬cas Visuais, Renata Pedrosa, sobre a obra da artista.

Vera Parente utiliza-se de antigas plantas de arquitetura feitas em papel vegetal e caneta nanquim, desenhando com grafite detalhes construtivos que mais parecem ruínas, além de imprimir um colorido em alguns dos trabalhos, expressando um misto de densidade e leveza. Depois de Salvador, a artista se prepara para apresentar seus trabalhos em 2012 no Museu de Arte de Joinville e no Museu de Arte de Goiânia.

Sobre a artista

Nascida em Salvador, Vera cursou Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir de 1996, mudou-se para São Paulo onde, em 2005, graduou-se pela Escola Panamericana de Artes e Design. Fez curso, em 2004, no Atelier Terre e Feu, em Montpellier, França e em 2009, residência internacional de Artes Visuais em Brande, Dinamarca.

Frequentou cursos e palestras sobre arte contemporânea com curadores, críticos, professores e artistas como Agnaldo Farias, Charles Watson, Claudio Vasques, Enock Sacramento, Marcio Harum, Melina Valente, Paula Braga e Regina Parra em espaços culturais como MAM, Paço das Artes, Escola S. Paulo e Instituto Tomie Othake.

Faz parte do “Grupo de estudos e produção de arte contemporânea” do Paulo Miyada e Pedro França no Instituto Tomie Ohtake e desde outubro de 2009, é artista orientada por Renata Pedrosa no Centro Cultural Brasil Arte Contemporânea - b_arco, SP.

Expôs em importantes espaços e eventos como o XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, São Paulo, em 2011; 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, Belém, PA; 4ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, SP (ganhou medalha de bronze); 1º Viga Mostra, SP; Em 2009, Chapel Art Show, SP; Kulturremisen 2009; Galeria SPOR1 Brande, Dinamarca 2008, 2ª Grande Exposição de Arte Bunkyo, SP; Arte 83 no Museu de Arte Contemporânea de Americana, SP. 2007 Exposição individual no Espaço Cultural Fenícia, SP e 2006 Exposição no 10º Circuito das Artes do Jardim Botânico, RJ.

A exposição Poética da Cidade conta com o apoio do Bahvna Espaço Cultural. Mais informações no endereço eletrônico www.espacobahvna.blogspot.com.

Serviço

O quê: Abertura da exposição “Poética da Cidade” de Vera Parente

Quando: 07 de dezembro (quarta-feira) às 19h30

Onde: Bahvna Espaço Cultural (Rua Alagoinhas, 362, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho - mesma rua onde morou Jorge Amado). Tel: 71 3334-1081

Visitação: De 09 a 23 de dezembro de 2011, de segunda a sexta das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h.

Entrada franca