DICA DE ITINERÁRIO

Corpográficos

(foto) Crédito: Adalbero Alves
Corpográficos

Grafias do corpo impressas através de papel carbono em toda extensão das paredes da Galeria_3 do Museu de Arte Moderna da Bahia, é o que o público vai encontrar na exposição do artista plástico baiano Adalberto Alves.

Quem visitar a mostra terá a impressão de que várias pessoas estão flutuando pelo espaço, fazendo suas atividades. Um universo transitório, que retrata a efemeridade do corpo humano e toda a sua complexidade vital. A mostra que tem abertura no próximo dia 29 de junho, às 19h, seguindo em cartaz até 29 de julho, é a vencedora do Edital Matilde Matos 2008 da Secretaria de Cultura – SECULT, através do Fundo de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB. O edital objetiva incentivar a produção cultural e a reflexão na área de artes visuais no Estado da Bahia.

Corpográficos é uma síntese das várias séries que o artista tem feito desde 2000, sempre abordando o corpo e suas metamorfoses. A gênese do seu processo criativo é o desenho, variando as formas e as linguagens. Para ele o trabalho tem que ser simples “e o desenho proporciona essa simplicidade. Em todos os meus trabalhos está o traço do desenho, também na colagem e na monotipia, e o corpo remete à violência, às doenças, ao efêmero”.


(foto) Crédito: ©Adalberto Alves
Corpográficos

Através da reprodução da imagem feita com o papel carbono, a instalação pretende discutir a questão da imagem, oferecendo uma reflexão acerca do próprio suporte junto à instituição, enfatizando a efemeridade do corpo e fazendo um elo com o momento do término da exposição, quando os desenhos precisam ser apagados das paredes, afirmando o seu fim. Um vídeo do processo criativo também faz parte da mostra.

De acordo com a diretora do MAM, Solange Farkas, a exposição “nos permite inserir-nos numa realidade mais ampla, menos individualista e mais justa, na medida em que nos faz refletir sobre nossas relações com o outro e, consequentemente, com o mundo”.


Corpográficos - Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia – Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão (3117- 6065). Terça a domingo, das 13h às 19h, e sáb, das 13h às 21h. Até 29 de julho.


FONTE: MAM Museu de Arte Moderna da Bahia